domingo, 23 de junho de 2013

Laboratório Aberto de Físico-Química 2013/Dia do Agrupamento Escolar (3 Maio)

Neste ano lectivo o Laboratório Aberto de Físico-Química decorreu a 3 de Maio, data escolhida para celebrar o Dia do Agrupamento Escolar, dia esse que agregou as actividades desenvolvidas pelos departamentos curriculares da EB Roque Gameiro e escolas do 1.º ciclo, geralmente realizadas em dias diferentes em anos lectivos anteriores.

Aberto a toda a comunidade escolar, o Laboratório Aberto de Físico-Química teve uma grande afluência de público, entre alunos, professores, pais e encarregados de educação e elementos do Órgão de Gestão do agrupamento escolar. Algumas fotografias das experiências efectuadas no laboratório podem ser vistas abaixo.
Uma das experiências que maior interesse despertou foi a visualização de ondas sonoras (puras e complexas) no osciloscópio...

1. Visualização dum som puro (som emitido pelo diapasão) no osciloscópio.
2. Visualização dum som complexo (voz de um aluno) no ecrã do osciloscópio.
Outra experiência com bastante adesão por parte dos alunos foi a bola de plasma, adquirida pelo Clube de Ciências para o Laboratório Aberto.
3. Efeito da bola de plasma em duas lâmpadas próximas: enquanto a lâmpada incandescente não acende, o material dentro da lâmpada fluorescente absorve as radiofrequências emitidas pela bola de plasma, provocando a emissão de luz visível pelo mesmo (mecanismo da fluorescência).
O grupo de alunos Os Poppers, do Clube de Ciências, também participou no Laboratório Aberto, fazendo a apresentação pública do seu projecto (ver fotografias e vídeo abaixo): um trabalho de estatística com o objectivo de tentar responder a uma questão colocada por Sir Karl Popper a propósito da famosa experiência da dupla fenda (ver aqui, para mais detalhes sobre esse projecto dos alunos). 
 








A reportagem efectuada pela TV Amadora sobre o Dia do Agrupamento também pode ser vista no vídeo abaixo.


1 comentário:

  1. Parabéns aos professores , alunos e alunas.
    Eu e meus alunos dos projetos INOV, desejamos que continuem a desenvolver atividades no âmbito da ciência e da tecnologia.

    ResponderEliminar