segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Pasta de dentes artesanal

Sob orientação da prof.ª Laura Pinto, as alunas Catarina Lopes, Diana Augusto e Filipa Lopes (todas da turma 7.º/6.ª), desenvolveram o seu miniprojecto de ciências (apresentado sob a forma de póster no stand do agrupamento escolar na Exposição AMADORA EDUCA 2012 [30 Mai. a 3 Jun.]), consistindo no fabrico de pasta de dentes artesanal a partir dos ingredientes abaixo indicados (um protocolo mais completo deste tipo de experiência pode ser encontrado aqui):
  1. bicarbonato de sódio (NaHCO3);
  2. sal de cozinha;
  3. glicerina farmacêutica (C3H5(OH)3));
  4. corante alimentar e/ou essência alimentar, dependendo do gosto ou efeito visual pretendido.
[Nota: as quantidades de cada ingrediente podem ser encontradas na hiperligação acima].
O procedimento experimental seguido pelas alunas é muito simples, estando exemplificado nas fotografias abaixo:
1. Misturar bem no gobelé o bicarbonato com o sal, adicionando de seguida a glicerina.
2. Misturar vigorosamente a mistura até ficar homogénea. Adicionar o corante (verde,
neste caso) e/ou a essência aos poucos, experimentando a pasta para verificar o sabor. 
Uma vez que a glicerina é um álcool de sabor doce, a essência deve ser devidamente doseada.
3. Guardar a pasta num gobelé devidamente tapado, num lugar fresco e arejado, longe da exposição solar. Com o tempo a pasta pode ficar dura, mas isso não significa que esta tenha ficado estragada.
Além do póster e da parte prática, as alunas aprenderam ainda outras etapas na realização dum trabalho de projecto científico, nomeadamente a elaboração do relatório de grupo.

Dada a idade das alunas, o contacto ainda inicial com o Clube de Ciências e a não participação em eventos como a Mostra Nacional de Ciência, este miniprojecto não foi sujeito a qualquer tipo de avaliação, como sucedeu com os projectos dos colegas mais velhos do 9.º ano, orientados pelo prof. Orlando R. Gonçalves.
Ainda assim, e dado o empenho demonstrado pelas alunas, pode dizer-se que os objectivos do seu projecto foram cumpridos com sucesso, esperando-se que as mesmas tenham ficado a gostar mais das ciências físico-químicas e a encarar a Ciência como um processo que se faz eminentemente com as mãos na massa...

Sem comentários:

Enviar um comentário