quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Construção de um detector de movimentos a laser

Outro projecto orientado pelo prof. Orlando Gonçalves, com vista à participação na VI Mostra Nacional de Ciência/20.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, foi a construção de um detector de movimentos a laser pelos alunos João Gil Ferreira (da turma 9.º/5.ª) e Alexandre Coelho, Jéssica Nunes e Mariana Costa (da turma 9.º/6.ª).

Fruto do interesse deste grupo de alunos pela área da electrónica (ver o website feira de ciências para um conjunto de tutoriais sobre electrónica básica), a construção do detector foi precedida pela tentativa de construção de um outro detector: um detector de metais para 'caça ao tessouro', que não foi bem sucedida dada a impossibilidade de obtenção de uma das peças-chave do respectivo circuito electrónico: o circuito integrado CS209A.

Após discussão de ideias e pesquisa na internet, em especial no website www.instructables.com, os alunos decidiram-se pela construção dum detector de movimentos com sensor de laser e sirene, i. é, um circuito de alarme contra intrusos como o que se pode ver no seguinte vídeo (embora o projecto desenvolvido pelos alunos seja ligeiramente diferente):



O material utilizado pelos alunos pode ser visualizado abaixo (todo ele de baixo custo e fácil de adquirir):                                                       
  1. sirene de 100 dB;
  2. resistência variável de 5 kΩ;
  3. transístor 2N3904 (de tipo npn);
  4. resistência variável com a luz (LDR);
  5. placa de circuito;
  6. condensador de 1000 μF;
  7. pilha de 9V GRUNDIG.
A conectar os vários elementos foram utilizados fios de ligação com crocodilos. A construção do circuito, executada essencialmente pelo aluno João Gil Ferreira, teve por base o diagrama esquemático que se apresenta a seguir (elaborado com a ajuda do Sr. Ciprião Esteves):
 
 
O transístor (elemento constituído por três componentes, o emissor, e, o colector, c, e a base, b) foi a peça mais problemática de instalar, dado que, numa 1.ª tentativa de construção do circuito, a troca da base com o emissor resultou num curto-circuito. Não obstante esse percalço, a construção do detector acabou por ser o primeiro projecto com a parte prática concluída; relativamente à parte escrita, o desempenho do grupo foi menos responsável, tendo sido avaliado com as menções de Satisfaz e Satisfaz Minimamente no relatório do trabalho de grupo e póster científico, respectivamente.


A montagem do circuito (ilustrada nas duas fotografias acima) começou pela ligação dos fios de ligação, da pilha, do condensador e do LDR à placa de circuito, de molde a conectá-los à sirene. Numa 2.ª fase, procedeu-se a soldagem dos vários componentes na placa de circuito, obtendo-se como resultado final (após acabamentos estéticos) o projecto visível na fotografia abaixo (laser + caixa preta contendo o circuito detector), totalmente funcional!  
 

2 comentários:

  1. preciso montar um detector parecido com esse, mas meu grupo qeria algo criativo e então decidimos montar um desse com um conjunto de espelhos para proteger uma sala inteira... vcs poderiam me dar algumas dicas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao solicitarem o tipo de ajuda que pretendem numa 'caixa de comentários' é sempre aconselhável (e uma boa regra de cortesia) procederem à respectiva identificação. De qualquer forma, os alunos que construíram o detector acima referido já não se encontram no Clube de Ciências, pois que concluíram o ensino básico e passaram todos para o 10.º do ensino secundário noutra escola.
      Estando à vontade com o Inglês, a pesquisa no YouTube de vídeos demonstrativos da construção de detectores de movimento a laser com múltiplos espelhos pode ser uma boa ajuda (sobretudo no que respeita à ligação correcta do transístor...) . Outra ajuda valiosa será consultarem o excelente site brasileiro WWW.FEIRADECIENCIAS.COM.BR com muitas informações e protocolos detalhados de experiências em física clássica, nomeadamente de electrónica.
      Em termos práticos, o utilização de vários espelhos exige que testem com um laser simples se eles estão devidamente alinhados e se não são em demasiado número pois que há sempre alguma absorção da luz pelos espelhos. A distância entre os espelhos também é importante: a Fig. 5 publicada no post http://clubedeciencias1011.blogspot.pt/2012/10/participacao-na-vi-mostra-nacional-de.html do Clube de Ciências pode ajudar a ter uma ideia da distância ideal entre dois espelhos consecutivos. É essencial, no entanto, testarem vocês próprios o alinhamento e distâncias entre espelhos (colocados sempre em ângulos rectos). Máxima atenção também à manipulação do laser e à sua potência: nunca apontar directamente à vista e não escolher um laser demasiado potente.
      Boa sorte com o vosso trabalho e sucesso no vosso projecto.

      O coordenador do Clube de Ciências.

      Eliminar