segunda-feira, 9 de julho de 2012

Palestra sobre poluição luminosa com a astrónoma Rosa Doran (23 de Novembro)

Em colaboração com o prof. José Madeira e a prof.ª Marta Albuquerque, coordenadora do Clube do Ambiente/Programa Eco-escolas da escola, e no âmbito do projecto do Clube de Ciências "Eficiência Energética e Poluição Luminosa" desenvolvido pelas alunas Joana Clemente, Mónica de Mendonça, Rute Kittler e Selma Carvalho (turma 9.º/5.ª), a 23 de Novembro, decorreu na sala H1 uma palestra dada pela investigadora Rosa Doran [presidente do Núcleo Interactivo de Astronomia - NUCLIO] sobre astronomia, poluição luminosa poupança energética.

A palestra (com boa adesão dos participantes) incluiu uma simulação do céu nocturno com poluição luminosa usando o programa STELLARIUM e uma parte prática envolvendo a construção de espectroscópios com recurso a materiais simples: tubos de cartão (como rolos de alumínio da cozinha, p. ex.), fita isolante opaca, pedaços de CD com a superfície coberta raspada e cartolina (ou cartão de caixas de cereais de pequeno-almoço).

As fotografias abaixo ilustram as actividades levadas a cabo durante a palestra.
 

Em resultado da palestra, dois espectroscópios foram construídos por alunos do clube: um pelo aluno José Rafael Correia (da turma 9.º/6.ª) e outro pelas alunas acima referidas (grupo "Brigada dos Watts"). Todavia, dos dois espectroscópios, apenas o primeiro foi devidamente finalizado e entregue ao professor do Clube de Ciências, tendo sido utilizado nas aulas de Físico-Química das turmas 9.º/2.ª, 5.ª e 6.ª para visualização de espectros de emissão do sódio, lítio e magnésio.

Sem comentários:

Enviar um comentário